G.V.A.

G.V.A.

O Que é Lapso e Recaida?


 ____Lapso: significa um erro, uma escorregada cometida por um descuido, distração ou esquecimento, uma falha na utilização dos instrumentos para enfrentar situações de risco na nova maneira de viver sem o uso do químico, na abstinência.

         Estas situações podem ser internas: pensamentos e sentimentos e externas: comportamentos.
         Lapso coloca todo o processo de abstinência que o indivíduo está passando no momento, numa perda total ou parcial de toda a mudança que está se processando nas três áreas de sua vida: corpo, alma e mente(espírito), para levá-lo a sobriedade.
         O Lapso pode interromper ou não o processo terapêutico, ou pode fazer parte no processo de mudança no indivíduo. Pode ser um fato uma série de eventos seguidos ou não pelo retorno ao uso do químico nos níveis anteriores.
         Quanto mais a pessoa atribuir a causa do lapso à fatores externos imutáveis e fora do seu controle, menos apto estará para mudar com algumas situações que a própria vida impõe, por outro lado, quanto maior a sua habilidade de enfrentar estas situações de risco de forma ativa, maior será o seu sentimento de confiança em sua habilidade e capacidade e irão aumentando cada vez mais, a medida que ele se depara e enfrenta novas dificuldades, com o aumento da percepção de si mesmo e do auto domínio, nos seus pensamentos, sentimentos e vontade, a probabilidade de recaída diminui.

       _Recaída: A recaída é um processo que começa com alguma mudança nos pensamentos, sentimentos ou comportamentos(hábitos) do indivíduo. É um estado da doença que pode ser identificado através de sinais e sintomas que não podem ser duradouros, mas que façam parte de um processo de mudança nos pensamentos, sentimentos e comportamentos. 

0 comentários:

Postar um comentário