G.V.A.

G.V.A.

Estrutura e disfunção familiar


(Teoria Sistêmica)

____Cada corrente de terapia familiar define estrutura e disfunção de modo particular, mas a visão sistêmica é a base que fornece princípios bem comum a maioria delas.
         Essa teoria sistêmica em sua aplicação à terapia familiar nos possibilita enxergar a família como um todo, que é resultado das interações de cada parte, ou seja, o sistema familiar é constituído por membros com funções distintas que ao relacionarem e interagirem uns sobre os outros mutuamente, imprimem um determinado tipo de organização a cada família.
         A pressão exercida pelos membros para que o modo como as coisas funcionam se mantenha intacto, é chamada homeostase familiar.
         O surgimento de determinado problema (sintoma) num dos membros da família, pode estar funcionando como instrumento de reforço à essa homeostase, e qualquer mudança ameaçaria. O que explica muito bem a relação de muitas pessoas quando algum tipo de alteração é sugerida por um terapeuta, pois o próprio sistema familiar se abre ou se fecha. Ele se auto-regula, tem vida própria.
         Estrutura familiar num sentido bem geral tem a ver com esse determinado modo como a família se organiza; de como os membros se relacionam; que tipo de hierarquia existe; quais os papéis presentes e também diz respeito as regras veladas que governam as relações entre os familiares.
         Há uma suposição comum de que vida familiar normal é feliz e harmoniosa, sem conflitos. O que é um mito idealizado. Famílias normais estão constantemente lutando com os problemas da vida, e o que distingue uma família normal não é a falta de conflitos, mas sim a existência de uma estrutura familiar funcional.
         Essa funcionalidade se refere a capacidade da família em adaptar-se às mudanças e a flexibilizar-se já as estruturas rígidas, tendem a apresentar vários problemas o que é denominado de disfunção familiar.

0 comentários:

Postar um comentário