G.V.A.

G.V.A.

Identificando a co-dependência




A co-dependência ocorre quando uma pessoa "toma conta" de um indivíduo viciado ou problemático. Esse indivíduo pode ser um compulsivo químico e/ou psíquico ou, ainda, pode estar com problemas emocionais causados por uma doença física ou emocional. O co-dependente pode ser um cônjuge, pai, mãe, filho, amigo, etc.


- COMPORTAMENTOS DESTRUTIVO DO CO-DEPENDENTE
    Permissivo: permite que a pessoa continue a ter o seu comportamento ou vício autodestrutivo ou nega que a pessoa tenha algum problema.
    Salvador: cria desculpas para o comportamento da pessoa, ou "salva-a" de situações desagradáveis (por exemplo: colocar um alcoólatra na cama após ele ter desmaiado).
    Babá: cuida de todos os aspectos familiares e financeiros que mantêm a família unida.
    Participador: racionaliza o comportamento destrutivo da pessoa como sendo algo normal, permitindo que ele aconteça ou mesmo participando dele.
    Herói: torna-se uma "superpessoa" para preservar a imagem da família.
    Queixoso: culpa a pessoa e torna-a bode expiatório de todos os problemas.
    Alienado: desliga-se da família e age como se não ligasse para o problema ou para a pessoa.
      A maioria dos co-dependentes não percebe que tem um problema: co-dependência.
      Essas pessoas concentram mais energia nas atitudes e necessidades do outro do que nas próprias. Pensam estar ajudando o outro.

- IDENTIFICANDO UM CO-DEPENDENTE
     Perguntar se age de maneira semelhante a três ou mais das afirmações abaixo:
•   Pensa mais no comportamento e nos problemas do outro do que na sua própria vida?
•   Sente-se ansioso em relação ao comportamento da pessoa viciada e controla-a constantemente na tentativa de pegá-la usando a droga e/ou álcool?
•   Teme que se parar de controlar o outro ele perderá o controle?
•   Culpa-se pelos problemas dessa outra pessoa?
•   Acoberta essa pessoa quando ela é "pega" mentindo ou está em situação embaraçosa em relação ao seu problema ou vício?
•   Nega que essa pessoa realmente tenha problema com drogas, álcool, etc. e fica bravo ou na defensiva quando outros sugerem que haja um problema de dependência ou uso abusivo de substâncias como álcool ou drogas?

0 comentários:

Postar um comentário