G.V.A.

G.V.A.

Disfunção familiar e as crianças

Muitas crianças apresentam conflitos e problemas de desenvolvimento escolar em função do funcionamento psíquico e emocional dos pais. As ansiedades e as expectativas dos adultos interferem na vida das crianças. Há os casos clássicos de famílias desestruturadas ou que sofreram perdas e estão vivenciando um período de luto patológico que também interfere no funcionamento de um de seus membros. Mas, obviamente, podemos falar que os usuários de drogas, que se tornam dependentes, são a manifestação de um conflito familiar que deve ser ocultado. Assim, o dependente químico apresenta-se para se “sacrificar” em nome da família.

   A partir do casamento, o casal passa a vivenciar a relação a dois, procurando seu ponto de equilíbrio.  Nesta busca, chega o primeiro filho que, muitas vezes, representou uma exigência indireta da sociedade, dos pais e até uma tentativa do próprio casal de superar algumas dificuldades no relacionamento.
   O filho pode ocupar diferentes lugares na família.  Para alguns casais, o filho é um presente especial que o marido oferece à esposa, para que ela possa se ocupar. O filho pode ser usado como forma de dar sentido à vida do casal cujos laços estão debilitados. Porém, a chegada de um terceiro elemento requer um processo de aceitação e adaptação. O homem e a mulher que exerciam a função de esposos, passam a desempenhar a função de pais. Exercer estes papéis de forma harmoniosa é uma dura tarefa para aqueles que não tinham alcançado o equilíbrio a dois.
   Assim como a criança pode apresentar-se para ser um problema identificado, o dependente químico se envolve com a droga, torna-se doente, para “salvar” a família de sua doença. Todos podem deslocar e projetar sobre esse membro os seus conflitos, passando a se sentir livres de problemas, enquanto um membro representa toda a doença naquela família. Pais podem se sentir aliviados de seus conflitos de casal ao terem um filho que passa a representar o problema da casa.

0 comentários:

Postar um comentário