G.V.A.

G.V.A.

ÊXTASE


O QUE É ÊXTASE?

É um derivado sintético da anfetamina, conhecido como 3,4-metilenodioximetanfetamina (MDMA). Também é conhecido como “ecstasy”, “XTC”, “Adam” e “droga do amor”. Pode ser classificado como um psicoestimulante, semelhante a anfetaminas e cocaína, como também ser agrupado com os alucinógenos, devido às alucinações e “flashbacks”, se usado em doses muito altas.
         Foi sintetizado na Alemanha, em 1914, como moderador de apetite, mas nunca foi comercializado. Na década de 70, essa droga era usada para fins de tratamento psicoterápico, mas o seu uso se tornou abusivo mostrando lesões nos neurônios, e com isso passou a ser uma droga proibida.


        

COMO ELE É CONSUMIDO?
 É consumido por via oral, em comprimidos, encontrado em várias cores, desenhos e tamanhos, e em cápsulas gelatinosas contendo 50-150 mg de substância ativa, ou misturado em sucos de frutas ou em outras bebidas.
         Também é utilizado por via intra-nasal, em forma de pó. Alguns preparados feitos na rua podem conter também cafeína, LSD, anfetamina entre outras substâncias alucinógenas.


QUEM UTILIZA ESSA DROGA?
 Jovens e adolescentes fazem uso “recreacional” do êxtase associado ou não a outras drogas e bebidas. Usam para se sentirem mais desinibidos, simpáticos, próximos e íntimos das pessoas ao redor. Procuram alegria, euforia e energia. O uso ocorre principalmente nos fins de semana, nos clubes de dança ou festas, onde multidões dançam vigorosamente. As sessões de dança, que duram a noite toda, são chamadas de “raves”. Estas festas com multidões de pessoas, altas temperaturas ambientais e muito barulho, podem propiciar ao usuário do êxtase desmaios e convulsões enquanto dançam; e em casos mais graves, até a morte.


0 comentários:

Postar um comentário