G.V.A.

G.V.A.

COMO FAZER ALGUÉM FELIZ



Mauro era um professor diferente. Os deveres de casa que passava eram sempre criativos. Enquanto os outros professores mandavam responder perguntas, ao final do capítulo ou solucionar os problemas de números tal a tal, ele tinha tarefas bem diferentes para suas turmas.
Numa aula, Mauro falou sobre o comportamento como um meio de comunicação:
- Nossos atos falam mais do que as palavras. O que as pessoas fazem nos diz algo sobre o que estão sentindo. Por isso, como dever de casa, vejam se conseguem mudar uma pessoa,

lhe fazendo muitos elogios, até que vocês percebam uma mudança no comportamento dela. Na próxima aula, vocês vão contar os resultados.
Leonardo, um dos alunos, achou maluquice do professor, mas como era uma tarefa que ganharia pontos, resolveu começar naquele dia mesmo. Chegou em casa, olhou para a mãe e viu que ela estava como sempre: triste, com os cabelos despenteados, parecendo muito cansada de tudo.
Na hora do jantar, os três, pai, mãe e filho, estavam em silêncio. Mas Leonardo resolveu começar a fazer o dever de casa, conforme o professor pediu:
- Mãe, está passando um filme muito bonito no cinema e o ingresso, hoje, custa metade do preço. Por que você e papai não aproveitam para irem ao cinema? Eu me viro com a louça.
Mas o pai de Leonardo logo respondeu:
- Esta noite não vai dar. – A mãe de Leonardo, chateada disse:
- Ah, pra variar, seu pai não pode. – Leonardo, não querendo insistir, mas lembrando do dever de casa, falou:
- Você não quer ir comigo, mamãe? – E a mãe respondeu:
- Imagine, filho, você, um jovem... podendo sair com garotas da sua idade, vai perder seu tempo levando a mãe ao cinema!
Leonardo, apesar de arrependido, continuou:
- Claro... mãe, qual o problema? Filhos também passeiam com as mães! – a mãe, mais alegre, falou:
- Quer me levar de verdade? Então vou me arrumar!
Leonardo e o pai perceberam a mudança daquela mulher que antes estava triste, desanimada. O pai elogiou a atitude de Leonardo, que pensou: "mal sabe ele que isso tudo é por causa da aula de psicologia."
Minutos depois, a mãe de Leonardo parecia ser bem mais jovem, outra mulher.
Mãe e filho saíram.
A noite não foi tão desagradável como Leonardo pensava. E o melhor de tudo, ele percebeu que a mãe estava muito feliz. Para sua surpresa, ele também, pois sentia uma sensação ótima, que nunca tinha experimentado. E, se não fosse pelo trabalho da escola, valendo nota, jamais teria saído com a mãe e passado momentos tão agradáveis.
No dia seguinte, Leonardo apresentou seu trabalho e tirou uma ótima nota. E mais, aprendeu como fazer alguém feliz.
LIÇÃO DE VIDA:
Não precisamos muito para fazer alguém feliz. Dar atenção, elogiar, abraçar, beijar, dizer que ama, dizer que aquela pessoa é importante... são coisas simples.
Mas, que infelizmente, deixamos de dizer e impedimos de levar alegria a muitas pessoas. Inclusive, pessoas bem próximas.
Leonardo levou a mãe ao cinema somente por causa de um trabalho de escola que valia nota. Mas acabou ganhando muito mais do que uma ótima nota : fez sua mãe feliz! 

0 comentários:

Postar um comentário